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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
17/08/2011 |
Data da última atualização: |
24/07/2018 |
Autoria: |
SÁ, N. C. de; SILVA, E, M. S.; BANDEIRA, A. da S. |
Afiliação: |
Natalia Coimbra de Sá; Emília Maria Salvador Silva; Ariadna da Silva Bandeira. |
Título: |
A cultura da uva e do vinho no vale do São Francisco. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 17, p. 461-491, dez. 2015. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Edição especial. |
Conteúdo: |
O Vale do São Francisco vem experimentando bons frutos da produção de uvas para o consumo in natura e vinhos. O resultado é consequência de mudança de interesse das instituições federais pela área de pecuária extensiva até 1940, para torná-la de produção de culturas anuais como cebola e frutas, como banana e uva, a partir de projetos de irrigação. Essa cultura ganha destaque quando o Vale passa e ser responsável por quase 100% da uva de mesa produzida no país e, nos anos 1990 e 2000, empresas privadas ali se instalam para elaboração dos vinhos. Conhecer tais resultados tornou-se interesse de muitas pessoas e uma oportunidade para o mercado turístico. Assim, o estudo objetiva apresentar possibilidades de segmentação do turismo para o Submédio do Vale do São Francisco, focando em estratégias de desenvolvimento que valorizem uma imagem local relacionada à uva e ao vinho. A partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, inicialmente apresenta-se uma contextualização da área. Em seguida, discute-se sobre o referencial teórico de turismo, incluindo a articulação entre segmentos turísticos observados potenciais para o desenvolvimento da região. Apresenta-se também uma contextualização sobre as novas tendências econômicas e de marketing para o planejamento do turismo. Por fim, contribui-se analisando o que tem sido produzido sobre a atividade no Vale do São Francisco, indicando novas possibilidades de desenvolvimento local, destacando como elementos importantes: imagem do destino, novos equipamentos e eventos temáticos. MenosO Vale do São Francisco vem experimentando bons frutos da produção de uvas para o consumo in natura e vinhos. O resultado é consequência de mudança de interesse das instituições federais pela área de pecuária extensiva até 1940, para torná-la de produção de culturas anuais como cebola e frutas, como banana e uva, a partir de projetos de irrigação. Essa cultura ganha destaque quando o Vale passa e ser responsável por quase 100% da uva de mesa produzida no país e, nos anos 1990 e 2000, empresas privadas ali se instalam para elaboração dos vinhos. Conhecer tais resultados tornou-se interesse de muitas pessoas e uma oportunidade para o mercado turístico. Assim, o estudo objetiva apresentar possibilidades de segmentação do turismo para o Submédio do Vale do São Francisco, focando em estratégias de desenvolvimento que valorizem uma imagem local relacionada à uva e ao vinho. A partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, inicialmente apresenta-se uma contextualização da área. Em seguida, discute-se sobre o referencial teórico de turismo, incluindo a articulação entre segmentos turísticos observados potenciais para o desenvolvimento da região. Apresenta-se também uma contextualização sobre as novas tendências econômicas e de marketing para o planejamento do turismo. Por fim, contribui-se analisando o que tem sido produzido sobre a atividade no Vale do São Francisco, indicando novas possibilidades de desenvolvimento local, destacando como elementos importantes: imagem do ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Economia criativa; Imagem de destino; Segmentação de mercado; Vale do São Francisco; Vitivinicultura. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Econômico; Turismo; Uva; Vinho. |
Thesaurus Nal: |
Vitis. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Volume |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
12/02/2016 |
Data da última atualização: |
04/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
BARROSO, R. M.; EVANGELISTA, B. A.; TAHIM, E. F.; TENÓRIO, R. A.; CARMO, F. J.; SABBAG, O. J. |
Afiliação: |
RENATA MELON BARROSO, CNPASA; BALBINO ANTONIO EVANGELISTA, CNPASA; ELDA FONTINELE TAHIM, INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DO CEARÁ; RUY ALBUQUERQUE TENÓRIO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, Paulo Afonso-BA; FERNANDO JESUS CARMO, CATI; OMAR JORGE SABBAG, UNESP, Ilha Solteira-SP. |
Título: |
A importância da organização da cadeia de valor da tilápia na gestão da crise hídrica. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2015. |
Páginas: |
48 p. |
Série: |
(Embrapa Pesca e Aquicultura. Documentos, 24). |
ISSN: |
2318-1400 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Introdução. Caracterização produtiva e a estiagem nos polos de piscicultura dos reservatórios de Ilha solteira, submédio e baixo São Francisco e Castanhão e Orós, no período de 2012 a 2015. Ações de Mitigação. Consequências de mercado. A importancia da caracterização climática e do Cerrado no abastecimento das grandes bacias hidrográficas brasileiras. Projeções das mudanças climáticas globais e os impactos sobre os recursos hídricos brasileiros. Considerações finais. Referências. |
Palavras-Chave: |
Eutroficação; Mitigação; Uso da água. |
Thesagro: |
Cadeia produtiva; Estiagem; Gestão; Mercado; Peixe de água doce; Piscicultura; Tilápia. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/139187/1/CNPAF-2015-doc24.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
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